Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

3. Qual a razão para se afirmar que Yechi deve ser dito, e não apenas poderia ser dito, depois de Guimel Tamuz?

Visto que anunciar Yechi dá vida ao Melech, e resulta no Techiat HaMetim do Rebe Anterior e no despertar e revelação de Mashiach, como se pode sequer cogitar de não dizer Yechi? Pelo contrário, durante este tempo, quando há um ocultamento, mais importante ainda é proclamar Yechi para termos a revelação e o despertar de Melech HaMashiach.

Há também outro ponto a considerar. Podemos obter orientação quanto a como agirmos em nosso tempo lendo o que o Rebe disse em 5710 após a histalkut do Rebe Anterior. Um tema central que vemos claramente em todas as Sichot e em todas as cartas do Rebe depois de 5710 é que de forma alguma deve haver mudança em qualquer avodá anterior e nem deve haver fraqueza em qualquer avodá que tenha sido feita antes.

Numa de suas primeiras cartas depois de Yud Shevat 5710 (Igueret HaCodesh, vol. 3, pág. 237), escreve o Rebe: "Estamos ainda totalmente chocados por causa da histalkut e é muito difícil escrever cartas... Não há dúvida de que a vontade do Rebe Anterior é e sempre foi que não houvesse — D’us nos livre — qualquer fraqueza em qualquer avodá que tenha sido feita sob sua liderança. E todos aqueles que são mekushar [ligados] a ele deveriam tão-somente reforçar e fortalecer-se para continuarem a fazer tudo como antes".

Existe uma outra carta no mesmo livro, pág. 327. Escreve o Rebe: "Está claro e certo que a intenção do Rebe Anterior e sua autêntica vontade é que qualquer espécie de avodá deve continuar exatamente como antes. E não somente na mesma quantidade e qualidade que tinham, mas — como em qual quer avodá — deve, na verdade, evoluir e desenvolver-se mais do que antes".

Encontramos isto também nas Sichot. Em especial, constatamos isto nas Sichot durante Tamuz 5710. Existe uma Sichá de Yud Beit Tamuz, incluída em Sichot Kodesh, pág. 105. E na Sichá de Shabat Parashat Shelach, pág 92, o Rebe diz para não mudarmos nada do que o Rebe Anterior nos disse. Não devemos mudar nem mesmo a seqüência em que o Rebe Anterior nos falou.

Na verdade, o Rebe diz que pelo fato de os meraglim [espiões] terem feito uma pequena mudança, em última instância chegaram ao ponto de se rebelarem totalmente contra Moshé Rabeinu. Conclui o Rebe, portanto, que todo o trabalho do Rebe Anterior deve continuar como antes e ninguém deveria usar seu seichel [intelecto] para interferir e fazer mudanças.

Existem muitas outras Sichot e cartas nas quais o Rebe fala de não enfraquecermos nem mudarmos nada do trabalho que foi feito sob a orientação do Rebe Anterior. Algumas das palavras mais fortes são encontradas numa carta impressa em Likutei Sichot, vol. 19, pág. 620. Nessa carta, alguém pergunta ao Rebe se se deve, ou não, continuar exercendo certas atividades. Respondeu o Rebe quanto é importante, na verdade, progredir e fazer mais, mesmo que a pessoa tenha razões válidas para parar. O Rebe encorajou a pessoa a discutir o assunto com os chassidim de Lubavitch que trabalhem em sua comunidade. Mas o Rebe diz que apenas aqueles que são verdadeiros trabalhadores na comunidade e aqueles que são autenticamente Anash. "Assim sendo, quem quer que lhe diga que é melhor não fazer isto, ou alguém que tente enfraquecer qualquer coisa que você esteja fazendo no espírito do Rebe Anterior, tal pessoa não pode ser considerada como alguém que trabalhe para a comunidade, nem pode ser considerada do Anash do Rebe Anterior". Nada há de mais forte do que isto para comprovar este ponto.

Fica, pois, entendido que o mesmo se aplica também a nós. Como acima se afirmou, visto que o Rebe encorajou que se cantasse Yechi com todo o seu vigor, é uma avodá que o Rebe nos guiou a assim fazer. Parar, ou, D’us nos livre, mostrar qualquer fraqueza nisto é ir completamente contra tudo que se diz nas Sichot. Uma pessoa que chegue a cogitar de mostrar fraqueza ao dizer Yechi precisa exibir provas suficientes e convincentes, sem qualquer sombra de dúvida, para justificar este pensamento. O ônus da prova, digamos assim, recai sobre a pessoa, para mostrar que não mais se aplica. Quando alguém estuda a Sichá de Beit Nissan e isto explica o que Yechi pode realizar — Techiat HaMetim e o despertar de David Malka Meshicha — e isto nos levará vermos o Rebe de novo, face a face, como é possível alguém pensar que não se aplica agora?

 

Pergunta 2

Volta para o Índice

Pergunta 4