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2. Por que simplesmente não dizemos as duas palavras que são mencionadas na Sichá, Yechi HaMelech? Por que nós dizemos agora Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu Melech HaMashiach Leolam Vaed? Na Sichá de Beit Nissan o Rebe cita o Tanach como a fonte original para dizer Yechi HaMelech. Quando se observa a fonte original, não só se diz Yechi HaMelech, mas é dito Yechi HaMelech Shelomó, acrescentando o nome do Melech. Em nosso caso, isto poderia significar que dizemos Yechi HaMelech e o nome do Rebe. Mas, como não pronunciamos o nome do Rebe (mesmo quando chamamos para uma aliyá à Tora, o Rebe é anunciado como Adoneinu Moreinu VeRabeinu ben HaRav Reb Levi Yitschak), a expressão adequada a usar é Yechi HaMelech Adoneinu Moreinu VeRabeinu. Deve-se também assinalar que Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu é uma frase que os chassidim há anos têm pronunciado na presença do Rebe. Durante todas as reuniões de crianças, elas recitavam os 12 pessukim e concluíam com Yechi. O Rebe ouvia a proclamação e aceitou-a. Depois de o Rebe nos ter dito para dizer Yechi HaMelech, é inconcebível que isto queira dizer que não mais é aceitável pronunciar Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu. Na verdade, continua-se com isto nos encontros, depois da Sichá. As palavras Leolam Vaed foram acrescentadas porque Leolam era usada antigamente com referência a David HaMelech, quando Batsheva proclamou Yechi Adoni HaMelech David Leolam. O Rebe refere-se a isto na Sichá de Beit Nissan e na Sichá de Parshat Toldot 5752 (Sêfer HaSichot 5752, vol. 1, pág. 133), onde o Rebe explica que Mashiach completa o reinado de David HaMelech. Quando se faz o anúncio de Yechi Adoni HaMelech David Leolam, revela-se a essência de Melech HaMashiach. Só depois disso é que Melech HaMashiach pode ser revelado por meio de suas atividades. As palavras Melech HaMashiach são acrescentadas a Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu de acordo com o conteúdo das Sichot de Beit Nissan e Toldot. Dizem essas Sichot que as palavras Yechi HaMelech são destinadas a produzir a revelação de Melech HaMashiach e são a coroação de Mashiach. Assim sendo, acrescenta-se a palavra Mashiach à proclamação. A mais forte evidência de que esta declaração é adequada é o fato de o Rebe após recitar as preces às vezes duas vezes num dia, às vezes mais, ter encorajado o canto Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu Melech HaMashiach Leolam Vaed com todo o seu vigor. Esta é uma avodá que o Rebe nos guiou, encorajou e inspirou a fazer. Uma vez que Yechi Adoneinu Moreinu VRabeinu Melech HaMashiach foi pronunciado diante do Rebe, e ele aceitou isto, encorajou-o repetidas vezes, nada mais é necessário para mostrar que esta declaração é adequada e aceitável.
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