Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

1. Quais são as fontes para se dizer Yechi e a que isto conduz?

Na famosa Sichá de Beit Nissan 5748 (Sêfer HaSichot 5748, vol. 1, págs. 350, 351, 354), que comemora 68 anos desde que o Rebe Anterior assumiu a liderança, o Rebe discute o conceito de um rei judeu. Seguem-se alguns dos principais pontos da Sichá.

O relacionamento entre o Melech e o povo se manifesta de duas maneiras opostas. De um lado, o Melech é totalmente exaltado acima do povo, o que inspira reverência e temor em relação ao Melech. Por outro lado, o relacionamento entre a nação e o Melech é de conexão total. Como diz o Rambam, o Melech é o coração do povo judeu. Nós somos os membros. A conexão que existe entre o coração e os membros do corpo é da mais completa proximidade. Assim como o corpo recebe sua força vital do coração, a nação judia recebe sua vida do Melech.

A nação não só recebe sua vida do Melech, mas a existência inteira do Melech depende da nação, como está escrito: "Não existe Melech sem uma nação". O fato de a nação ser removida diretamente do Melech afeta seu malchut — porque o verdadeiro malchut de um Melech pertence somente àqueles que dele são removidos.

Portanto, continua o Rebe, quando a nação proclama Yechi HaMelech, como aconteceu em conexão com Shelomó HaMelech e David HaMelech, isto afeta não somente a existência do rei, mas também a vida do Melech.

Além disso, o Rebe explica que — todos os anos — no dia de Beit Nissan, amplia-se a vida da nação por meio do líder da geração, e o povo daquela geração expande a vida do Nassí mediante a declaração Yechi HaMelech. Isto é mais verdade ainda no ano de 5748, que assinala 68 anos (guematria de "Chaim" [vida]) de liderança do Rebe Anterior.

Por conseguinte, quando o líder de nossa geração atingiu a realização de Chaim anos de serviço e realizações, precisa haver um aumento fundamental de vida por ação do povo mediante sua declaração de Yechi HaMelech — visto que isto exprime o fato de que chegou o tempo de "Levantem e cantem, aqueles que habitam no pó" — meu honrado sogro, o Rebe, Nassí de nossa geração — e até incluir "Levanta e canta", David Malka Meshicha. Na verdade, estas palavras (exceto David Malka Meshicha) foram acrescentadas pelo Rebe com sua mão sagrada quando preparou para publicação esta Sichá. Este é o conteúdo geral da Sichá. Deduz-se da Sichá que dizer Yechi HaMelech ocasiona Techiat HaMetim [Ressurreição dos Mortos].

Diz também o Rebe que Yechi HaMelech leva ao despertar de Melech HaMashiach. É interessante observar que vemos uma diferença entre as palavras que são usadas sobre o Rebe Anterior. O Rebe escreve: "Levantem e cantem, aqueles que habitam no pó", referindo-se à idéia de Techiat HaMetim. Com referência a Mashiach, o Rebe não acrescentou "Aqueles que habitam no pó". Apenas as palavras "Levanta e canta" de David Malka Meshicha são usadas.

O Rebe também frisa que Melech HaMashiach tem uma relação maior com a nação do que um Melech comum, visto que a neshamá de cada judeu tem o nível de yechidá, que é uma centelha da neshamá de Mashiach. Assim sendo, qualquer judeu tem o poder de influir naquilo que Yechi HaMelech realiza.

 

Volta para o Índice

Pergunta 2