Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

4. Se Yechi tem tal poder, por que foi que o Rebe não nos disse para dizê-lo depois de 5710, quando o Rebe Anterior nistalêk [faleceu]? Deveríamos ter dito Yechi então para trazer de volta o Rebe Anterior.

Assim como ocorre com outras perguntas, a resposta para isto nós a achamos na própria Sichá. Qualquer pessoa compreende que a capacidade de saber que efeito certas palavras terão não é para pessoas de nosso nível. É algo que compete somente a um Rebe Cabe ao Rebe informar a seus chassidim que isto é o que deve ser dito e em que isto implica.

Quando estudamos a Sichá em que o Rebe nos diz para anunciarmos Yechi, o Rebe diz que agora (em 5748) que, de certa forma, se completam 68 anos de liderança do Rebe Anterior, vem a avodá de proclamar Yechi. De forma que fica claro ser algo que não poderia ser feito antes.

Isto também se aplica a todos os mivtsayim. No ano de 5718, o Rebe introduziu a idéia de Ufaratsta. O Rebe não apresentou isto antes. Em 5727 ele introduziu a mivtsá tefilin e nos anos seguintes novos mivtsayim foram apresentados. E o Rebe introduziu o Tsivot Hashem, que tem enorme impacto sobre as crianças. Por que foi que o Rebe não os introduziu antes? A proclamação de Ad Matai foi introduzida em 5741. De novo: por que a apresentação não aconteceu antes? E com tantas centenas de coisas que o Rebe introduziu num determinado momento, também se poderia fazer a pergunta: "Por que ele não fez isto antes?".

Quando o Rebe lançou neshek, era chegado o tempo dele. Quando o Rebe nos falou de mivtsá tefilin, é porque a hora era chegada. E muitas vezes o próprio Rebe nos disse como cada coisa tem um tempo adequado para ser revelada. Portanto, não se pode fazer a pergunta de que se Yechi é tão poderoso, por que não aconteceu antes? Em especial, assim é quando o próprio Rebe explica que deveríamos dizer isto agora que se completam 68 anos desde o início da liderança do Rebe Anterior.

 

Pergunta 3

Volta para o Índice

Pergunta 5