Ad Matai! Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

A Base para um Mundo Ideal

Imagine um mundo no qual não houvesse senso de certo e errado. Um mundo sem o conceito de justiça, sem um sistema de leis, sem vida familiar, sem valores éticos ou morais. Isto não parece apavorante? Talvez até um pouco real? Tal sociedade já existiu uma vez. Egoísta, guerreira, cruel. Um sociedade preparada para se auto-destruir quatro mil anos atrás, no Grande Dilúvio.

Sem este legado, um novo mundo nasceu, começando com Noé e seus filhos.

D’us confiou a eles um Código de Vida, um conjunto de leis sobre as quais uma nova civilização poderia ser construída.

Este código de sete leis fundamentais é de tão longo alcance que ele fornece estrutura e propósito para a vida todo o tempo, guiando o homem para perceber o seu potencial mais elevado como um ser criado à imagem de D’us.

1. Crer em D'us

Não adorar ídolos

O homem, a criatura mais fraca, é cercado por forças de vida e morte muito maiores que ele próprio. Confrontado com a vastidão destas forças universais, o homem pode muito bem tentar servi-las a fim de se proteger e melhorar seu quinhão.

A essência da vida, entretanto, é reconhecer o Ser Supremo que criou o Universo — acreditar n’Ele e aceitar Suas leis com temor reverencial e amor. Devemos nos lembrar de que Ele conhece todas as nossas ações, recompensado a bondade e punindo o mal. Somos dependentes d’Ele, e somente a Ele devemos fidelidade. Imaginar que poderia haver qualquer outra força que poderia nos proteger ou prover as nossas necessidades não só é tolice, mas perverte o propósito da vida e, como a história tem mostrado, liberta potencialmente poderosas forças do mal em nós mesmos e no mundo.

2. Respeitar D'us e louvá-Lo

Não blasfeme Seu Nome

Quando nos desapontamos com a vida, quando as coisas não andam como deveriam, é muito fácil apontar o dedo acusador e culpar todo mundo... tudo... até mesmo D’us. Lealdade e confiança são fundamentais na vida. Culpar D’us, amaldiçoar ou amaldiçoar outros em Seu Nome é um ato de deslealdade — similar à traição. É um ato que mina a base de toda a ordem e estabilidade sobre a qual uma sociedade justa deve se manter. D’us certamente é justo, muito embora uma mente limitada não possa compreendê-Lo, já que Ele é infinito.

3. Respeitar a vida humana

Não mate

O primeiro registro da desumanidade contra o homem começa com a história de Caim e Abel. O homem é na verdade o guardião de seu irmão. A proibição contra o homicídio (incluindo o aborto) vem proteger o homem da tendência animal que existe dentro dele. O homem agressor nega a santidade da vida humana e, em última análise, ataca D’us, que nos criou à Sua imagem.

4. Respeitar a família

Não cometa atos sexuais imorais

A Bíblia Judaica afirma: "Não é bom que o homem esteja só"; então D’us fez uma companheira para Adam e no casamento "Ele os abençoou". Em uma família saudável a criatividade do homem encontra expressão significativa. Famílias sadias são a pedra angular de comunidades, nações e sociedades sadias. As nações que permitiram a imoralidade — adultério, zoofilia, sodomia, incesto, etc. — nunca duraram muito. A imoralidade sexual é o sinal de uma decadência interior que gera uma sociedade cruel, trazendo confusão ao plano de vida Divino.

5. Respeitar os direitos e propriedades alheios

Não roube

Visto que nosso sustento vem de D’us, deveríamos procurar obtê-lo honestamente, com dignidade, e não por meio de meios enganadores. Violar a propriedade alheia, roubar ou enganar, é um ataque essencial sobre a humanidade do indivíduo. Isto gera anarquia, mergulhando a humanidade nas profundezas do egoísmo e crueldade. Foi por este pecado, acima de todos, que o Dilúvio foi trazido sobre o mundo.

6. Criar um sistema judicial

Persiga a justiça

Um sistema legal robusto e saudável, administrando justiça corretamente, cria uma sociedade digna da bênção de D’us. Estabelecer um sistema de juízes, tribunais e oficiais para manter e impingir a lei é uma responsabilidade de longo alcance. Este preceito traduz os ideais de nossa vida pessoal numa ordem formal para a sociedade em geral. É a extensão e garantia de todas as leis precedentes.

7. Respeitar todas as criaturas

Não coma a carne de um animal enquanto este ainda vive

D’us deu ao homem "domínio sobre o peixe, a ave, o gado e sobre toda a terra". Nós somos os guardiões da criação de D’us. Em última análise, nossa responsabilidade se estende além da nossa família, além até da sociedade, para incluir o mundo da natureza. Comer carne tão fresca que o animal ainda esteja vivo pode ser saudável, mas é cruel, até bárbaro, o que demonstra uma insensibilidade decadente à dor alheia. Esta lei é a pedra de toque, se você quiser, que mede como as outras seis leis estão sendo observadas. Quando o homem cumpre o seu potencial, toda a criação é cultivada e elevada para realizar esta meta. Isto transforma o mundo num lugar belo onde D’us pode habitar.

Traduzido do folheto da Campanha Mundial Para Saudar Mashiach
Campanha de Conscientização de Mashiach
Rabbi Yosef Yitzchok Lispkier, Z"L.