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We Want Mashiach Now!

O Último Teste

Estamos face a face com um grande teste, mas D’us já nos ensinou na Torá como superarmos qualquer teste: seguimos as palavras e instruções de D’us e de Seus profetas. Uma das mais famosas histórias da Torá relata como Avraham Avínu (nosso patriarca Avraham) ouviu de Hashem para levar seu filho Yitschac e sacrificá-lo.78 Conhece-se isto como o décimo e último teste de Avraham, teste destinado a provar se ele daria ouvidos a D’us sem quaisquer dúvidas ou hesitações. Durante o trajeto de Avraham para o Monte Moriá, muitas vezes Satan tentou convencer Avraham a não cumprir as ordens de D’us, até mesmo se transformando num rio caudaloso para bloquear o caminho, de forma tal que Avraham desistisse. Quando Avraham atingiu o rio, todavia, ele não hesitou, caminhando para dentro dele. Ele saiu molhado e cansado, mas assim que a água alcançou sua cabeça, subitamente o rio desapareceu.79 Avraham deixou-nos uma herança de força para superarmos quaisquer obstáculos e para nos dedicarmos inteiramente ao que D’us pede de nós.80

Trezentos e sessenta e três anos depois, Moshé e os judeus atingiram o Mar Vermelho. Mesmo tendo presenciado numerosos milagres, eles se detiveram à margem do mar. D’us disse a Moshé que ordenasse aos judeus que prosseguissem.81 Atrás deles estavam os egípcios, e diante deles o Mar Vermelho. Ninguém se mexeu — até que um homem, Nachshon ben Aminadav (o líder da tribo de Judá) saltou para a água e foi caminhando e caminhando até a água chegar à sua cabeça. Neste momento, Moshé ergueu seu cajado sobre as águas e D’us fez com que elas, as águas, se separassem.82

Imagine-se como os outros devem ter se sentido — os que estavam de pé perto dele. Será que eles também não gostariam de ter esta forte crença? No que diz respeito a nós mesmos, não aguardemos até que “o mar se divida” e que tudo seja revelado aos nossos olhos, mas acreditemos agora mesmo! Assim como os judeus de pé a frente do Mar Vermelho testemunharam muitos milagres de antemão, o Rebe nos mostrou muitos milagres e profecias, e ainda está nos mostrando muitos milagres. Quando Moshé Rabeinu subiu ao Monte Sinai, ele prometeu ao povo judeu que dentro de quarenta dias voltaria com a Torá.83 No trigésimo nono dia, Satan veio e os confundiu, mostrando-lhes uma visão de Moshé Rabeinu num caixão.84 Na verdade, Moshé estava vivo no céu, prestes a retornar com a Torá que tinha recebido.

Todas as mulheres e toda a tribo de Levi acreditaram plenamente na promessa de Moshé,85 desconsiderando o que viam com seus olhos físicos. Nossos Sábios dizem:86 “Pelo mérito das justas mulheres judias, nossos antepassados foram redimidos do Egito”, e “por seu mérito, os judeus serão redimidos no futuro”,87 (referindo-se à nossa geração). Aqueles que não foram fortes em sua fé em Moshé Rabeinu mas acreditaram naquilo que os seus olhos viram, não suportaram o teste de terem fé e crença completas em seu líder.

Quando o povo judeu deixou o Egito (o Êxodo), todas as nações testemunharam os milagres de D’us, e tiveram medo do povo judeu. Somente a nação de Amalek ousou atacar os judeus.88 Amalek queria desencorajar a fé dos judeus em D’us e mostrar ao mundo que a nação judia era vulnerável.89 A Torá ordena-nos que apaguemos Amalek, o que também pode ser feito espiritualmente. O valor numérico da palavra Amalek em hebraico equivale ao da palavra Safêk (dúvida).90 Toda vez que apagamos nossas dúvidas em Hashem, cumprimos este mandamento. Isto se aplica também a nós, hoje. Podemos subjugar Amalek acreditando 100 por cento nas palavras do Rebe, sem nenhuma dúvida. As palavras do Rebe são as palavras eternas de D’us, a realidade única. Dissipando quaisquer dúvidas, superaremos este último teste. O Rebe nos disse que nossa geração é a última geração do exílio e a primeira da Redenção. De acordo com Arizal, a última geração do exílio é a reencarnação da geração que deixou o Egito com Moshé Rabeinu.91 Como reencarnação daquela geração, temos de corrigir o que não foi feito da primeira vez tendo fé total, crença e devoção para com nosso líder, o Moshé de nossa geração (Moshé Rabeinu — ele é o primeiro redentor e o último redentor,92*), o Rebe de Lubavitch, Rabi Menachem Mendel Schneerson, Rei Mashiach, que vive para sempre.

O Rebe anunciou que o tempo da Redenção chegou. Tudo que nos resta a fazer agora, disse-nos ele, é saudar nosso justo Rei Mashiach de maneira tal que todo mandamento que obedecemos e toda boa ação que fazemos têm de ser especificamente com o propósito de fazê-lo visando saudar Mashiach.93

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78. Vayerá 22:2.

79. Midrash Tanchuma, Vayerá 22:2.

80. Likutei Sichot, vol. 10, pág. 46 (Parashat Lech Lechá).

81. Beshalach 14:15.

82. Mechilta, Beshalach 14:22.

83. Rashi, Ki Tissá 32:1.

84. Tanchuma, Rashi Ki Tissá 32:1.

85. Pirkei DeRabi Eliezer 45; Likutei Sichot, vol. 11, pág. 152; Ki Tissá 32:26.

86. Sotá 11:2.

87. Yalkut Shimoni, Ruth, Remez 606.

88. Midrash Tanchuma, Ki Tetsê.

89. Likutei Sichot, vol. 1, pág. 146 (Parashat Beshalach).

90. Keter Shem Tov, hossafot, pág. 54.

91. Shaar Haguilgulim, introdução 20, Sêfer HaSichot, 5752 (1991-92), vol. 2, pág. 300.

92. Shemot Rabá, 2:4; Zohar, vol. 1, pág. 253.

* Pelo fato de Moshé estar investido no líder da geração, ele está investido em Mashiach.

93. Sêfer HaSichot, 5752 (1991-92), vol. 1, pág. 111.

 

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