Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

O Rebe Diz Que Nossa Geração Anuncia a Vida Eterna

O Rebe disse o seguinte: 1) “(...) até que venha a vida eterna do tempo, almas em corpos sem qualquer interrupção na vinda de nosso justo Mashiach da tribo de Judá e Moshé e Aharon com ele e os antecessores com eles e o líder de nossa geração à frente. E sou eu que darei início a isto — para a vida e para a bênção”.75

Afirma-nos o Rebe que visto que nossa geração é a última do exílio e a primeira da Redenção, o conceito de alma que abandona o corpo não se aplica a ele.

2) “A diferença entre nossa geração, a nona [desde o Baal Shem Tov]* e a anterior (a oitava) é que, anteriormente, devido ao fato de a Redenção não ter ainda vindo... a alma [do Rebe Anterior] foi incapaz de permanecer num corpo em sua forma completa. (Tinha de haver o conceito de alma deixando o corpo.) (...) Enquanto que em nossa geração, a última geração do exílio e a primeira da Redenção (...) não só não existe nada faltando, mas, pelo contrário, existe uma realização mais elevada (...) Visto que vivemos de uma maneira pela qual a alma está no corpo, nós recebemos a essência interior da Divindade. Isto acontece mediante a chegada imediata de nosso Justo Mashiach. ‘Envie, por favor, por intermédio da mão (de quem) você (finalmente) enviará’. E ele, Mashiach, ensinará a todos a nova Torá. Todos nós iremos, nossas almas dentro de nossos corpos, sem qualquer tipo de interrupção.’76

O Rebe descreve este fenômeno em nossa geração de vida ininterrupta.

3) (...) “Almas (que, de sua parte, querem aderir (à sua fonte) em corpos (que querem retornar [a este mundo]) especificamente e até a vida eterna do mundo vindouro (e concernente a nossa geração) sem interrupção entrementes, a vida do corpo especificamente e de um modo tal que a alma seja nutrida a partir do corpo.” O Rebe acrescenta: “E a elevação de retorno ao pó é (espiritualmente) mediante a anulação de “deixa que minha alma seja como pó para todos”. O Rebe explica: “Tudo é do pó (Kohelet 320) e, assim sendo, anulando (a nós mesmos) podemos nos tornar como pó, um recipiente para todas as coisas boas até aquilo que é o melhor, a Torá”.76a

___________________________________

75. Sêfer Hitvaaduiot, 5749 (1989), vol. 4, pág. 148 (Parashat Vaetchanan).

* O Rebe é o nono da linhagem do Baal Shem Tov e o sétimo da do Alter Rebe. O Baal Shem Tov fundou a Chassidut, um movimento que ressalta a alegria e a total franqueza de coração no serviço a D’us, amor incondicional por todos os judeus e ligação a um líder (Rebe). A Chassidut Chabad foi fundada duas gerações depois pelo Alter Rebe, e deram-lhe prosseguimento os líderes subseqüentes da Chabad, dos quais o Rebe é o sétimo. Chabad é um acrônimo de palavras hebraicas significando "sabedoria, compreensão e entendimento". A Chassidut Chabad permite-nos desempenharmos os mandamentos de D’us com um grau mais elevado de compreensão, desta forma estimulando o desejo e o entusiasmo de alguém em cumprir a vontade de D’us.

76. Sêfer HaSichot, 5752 (1991-92), vol. 1, pág. 294 (Parashat Bo).

76a. Tazria-Metsorá, Sêfer HaSichot, 5751 (1990-91), vol. 2, pág. 496, pág. 494.

 

Texto Anterior Volta para o Índice Próximo Texto