Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Mashiach Tem Vida Eterna

1) O Arizal, um dos mais importantes cabalistas, que viveu 400 anos atrás, escreveu em seu livro Sha’ar HaGuilgulim (capítulo 13) que Mashiach não morre. Depois de Mashiach ter se revelado, há um período de ocultamento, e depois novamente ele se revela.

2) Yaacov, nosso Pai, não morreu.66 Rashi diz que Yaacov, nosso Pai, não morreu; apenas, pareceu às pessoas que ele tinha morrido. Mesmo tendo os egípcios o embalsamado e sepultado, a Torá assevera que ele vive espiritualmente e fisicamente.67 Portanto, a Torá nos ensina que ainda que nossos olhos físicos possam nos dizer uma coisa, a Torá estabelece qual é a verdadeira realidade.

3) O líder da geração, como Even HaShetyiá (Pedra Fundamental do mundo e do Templo Sagrado), existe eternamente no mundo físico e não está sujeito a sepultamento (guenizá). Em 5751 (1991), o Rebe disse o seguinte:68 “E, no sentido mais geral, o mundo inteiro torna-se um domínio particular saturado da essência singular do “Mestre Único do Mundo”. A maneira pela qual Ele Se revela no mundo por meio de Seu profeta, que Ele unge, visto que ‘o Nassí é tudo’69 e ‘o tsadic é o alicerce do mundo’.70 Este fenômeno (do ‘tsadic (...’)) pode ser comparado ao da Even HaShetiyá. Este rochedo antigo existe eternamente neste mundo físico, e não está sujeito a nenhuma espécie de alteração, nem mesmo a alteração de ser guardada, como a Arca Sagrada, que foi guardada.71 O mesmo é verdade com relação ao juiz e ao profeta da geração. Um juiz e um profeta precisam existir perpetuamente em todas as gerações como um sinal da constante manifestação de Hashem no mundo, de que d’Ele derivou a existência do mundo inteiro.”72

Com isto, o Rebe deixa implicitamente claro que ele é como a pedra fundamental. Ele existe para sempre e não está sujeito a nenhuma forma de alteração física, mesmo que o oposto pareça ser verdadeiro.

___________________________________

66. Taanit 5b.

67. Rashi sobre Taanit 5b; explicado extensamente em Likutei Sichot, vol. 35, págs. 223-28.

68. Sêfer HaSichot, 5751 (1990-91), pág. 794 (Parashat Shoftim).

69. Rashi sobre Chukat 21:21.

70. Mishlei 10:25.

71. Yomá 53:2.

72. Sêfer HaSichot, 5751 (1990-91), vol. 2, pág. 794 (Parashat Shoftim).

 

Texto Anterior Volta para o Índice Próximo Texto