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Alguma vez o Rebe disse que ele era Mashiach? NOVA YORK (EUA)
Uma compilação de excertos de discursos do Lubavitcher Rebe, MH"M, Shlita
sobre o nome de Mashiach. Não
me queixarei se eles interpretam de modo literal O
Nassí HaDor é “Mashiach”, começando
com a simples explicação de “Mashiach” (“Mashiach Hashem”) — que
significa “ungido”; pois ele foi ungido e escolhido para ser o Nassí
e pastor de Israel. E
eu não reclamarei se eles interpretarem “Mashiach” literalmente, Mashiach
Tsidkeinu — já que é verdade que o Nassí HaDor é o Mashiach da geração. Colocado
de forma simples: cada Nassí e pastor de sua geração é o Moshé
Rabeinu de sua geração, “a extensão de Moshé Rabeinu em cada geração”.
Além disso, cada verdadeiro talmid chacham é chamado pelo nome “Moshé”
[como explicado na Guemará]. E uma vez que Moshé Rabeinu é também
Mashiach Tsidkeinu, “o primeiro redentor é o último redentor”, conseqüentemente,
portanto, o Nassí HaDor — o Moshé Rabeinu da geração — é também
Mashiach Tsidkeinu da geração... De
qualquer forma, mesmo aqueles que reclamam que falar desse modo e usar títulos
como esses estão acima da capacidade de compreensão do nosso intelecto — não
faz diferença se eles conseguem absorvê-lo ou não, e não há tempo para
esperar até que seja absorvido pelo intelecto deles. (Da Sichá da noite de Simchat Torá, 5746; não editada) “Menachem
é o seu nome”
“Que mereçamos de fato (a Redenção) imediatamente [miyad] com todos os significados de miyad. Isto inclui também o acróstico dos líderes das gerações num sentido geral, Moshé, Yisrael (o Baal Shem Tov), e David (o Rei Mashiach).” [No rodapé da Sichá:] “E mais especificamente pertinente à nossa geração, o acróstico de MiYaD indica as três épocas do Rebe, o meu sogro, líder da nossa geração, [Veja Shabat Vaerá 5752 cap. 10], a partir da mais recente: Mashiach (cujo nome é Menachem), Yossef Yitschac e Dovber (o segundo nome do Rebe Rashab).” (Mishpatim,
27 de Shevat, Mevarechim Chodesh Adar I, 5752; editada) “Menachem
é o seu nome” e Mendel também
Nós
sabemos, por meio dos nossos sábios, que é dito sobre Mashiach que “Menachem
é o seu nome” — e também “Mendel” tem o mesmo valor numérico de
“Tsedek” [como se sabe que o nome “Tsemach Tsedek” possui o mesmo valor
numérico de “Menachem Mendel”], pois “Tsedek” (e também “Tsemach”)
é o nome de Mashiach. (De uma Sichá de Terumá, 6 de Adar, 5750; editada) A.K.A. ...Talvez
devêssemos mencionar nominalmente nossos Rebeim, nossos líderes, no farbrenguen
de Rosh Hashaná, ou no farbrenguen
posterior a Rosh Hashaná... o Tsemach Tsedek — Menachem Mendel, o nome
de Mashiach Tsidkeinu e seu shem ha’kinui. (De
uma Sichá de Haazinu, Shabat Shuvá, 5751; editada) Dois
nomes de Mashiach
E
devemos acrescentar e apontar com relação aos nomes do Tsemach Tsedek, que
“Menachem” tem o mesmo valor numérico de “Tsemach”, e “Mendel” tem
o mesmo valor numérico de “Tsedek” — os dois nomes de Mashiach Tsidkeinu. (Da Sichá de Yitró, 22 de Shevat, 5750; não editada) O
nome e título de Mashiach
...Em acréscimo ao que foi mencionado anteriormente sobre a ligação de cada tsadic com a gueulá, especialmente quando seu nome é dobrado, e sua Torá é dobrada, por causa da conexão de “dobrar” com gueulá, o nome daquele cujo aniversário é hoje, o Tsemach Tsedek... este é o nome e título de Mashiach Tsidkeinu. (De uma Sichá de Érev Rosh Hashaná, 5746; não revisada) Nomes
que pertencem a Mashiach ...E
que assim seja, e isto é o mais crucial, que por meio disto haja um
adiantamento ainda mais rápido da vinda da gueulá, que depende da
propagação das fontes para fora, incluindo — e especialmente em conexão com
— a Torá do Tsemach Tsedek, cujos dois nomes (“Tsemach” e “Tsedek”)
pertencem a Mashiach Tsidkeinu. (Da Sichá de Shabat, primeiro dia de Rosh Hashaná, 5750; não editada) Chamar o nome de Mashiach o trará de fatoE
que assim seja, e isto é o principal, que chamar o nome “Tsemach”, o
nome de Mashiach Tsidkeinu, fará com que ele venha de fato. Falado de modo
simples, ao chamar e gritar pelo nome “Tsemach” com a intenção de que, ao
chamar pelo seu nome ele certamente responderá àqueles que o chamam, [na
verdade, isto é muito mais certo do que sobre chamar o nome de alguém que tem
uma neshamá em um corpo, “quando um tsadic vive sobre a
terra... dentro de um recipiente e vestimenta... num lugar físico”, que são
limitados em termos de revelação e extensão, etc., e muito mais ainda depois
de estas limitações terem sido anuladas] — fará com que Mashiach venha de
fato. Portanto, quando vocês chamarem agora, três vezes,: Tsemach, Tsemach, Tsemach — Mashiach virá imediatamente! (De uma Sichá da quinta noite de Sucot, 5750; não editada) Mencionar
o nome de Mashiach apressa a sua vinda
Deveríamos
notar que mencionar o nome de Mashaich — “Ish
Tsemach shemo” (o homem, cujo nome é Tsemach) — apressa ainda mais a
vinda de Tsemach, imediatamente. (De uma Sichá de 27 de Cheshvan, Convenção dos Shluchim, 5749; não editada) Mashiach
será revelado aqui
Colocado
de forma simples, Mashiach Tsidkeinu deveria chegar imediatamente e ser revelado
aqui, no domínio do Rebe Anterior, Nassí Doreinu, onde ele passou os últimos
dez anos de sua vida neste mundo, onde ele rezou e estudou, e onde proclamou “Le’alter
li’Gueulá” (imediatamente para Redenção). E
que assim seja para nós, literalmente “le’alter”,
especialmente já que se passaram tantas décadas desde a proclamação de
“le’alter li’gueulá”, e visto que já foi realizada uma
quantidade de Torá e mitsvot. Obviamente, já chegou a hora para a
verdadeira e completa Redenção, le’alter
mamash, imediatamente. (De uma Sichá de Haazinu, 13 de Tishrei, 5749; não editada) Em
nossos dias também há a revelação de Mashiach
Além
disso, e o mais importante: além do que foi explicado anteriormente — que a
existência de Mashiach está dentro da centelha de Mashiach (a yechidá)
contida em cada judeu — há também, literalmente, a existência de Mashiach
(a yechidá geral) — como é sabido que “em cada geração, alguém
nascido da descendência de Yehudá, que é digno de ser Mashiach para o povo
judeu”. Alguém que é digno por sua retidão para ser o redentor. E quando
chegar o momento, Hashem Se revelará a ele e o enviará...” E se não se
misturarem coisas indesejáveis, que impedem e atrasam, etc., ele seria revelado
e viria de fato. E
conforme a informação que recebemos do Rebe Anterior, Nassí Doreinu,
Mashiach da nossa geração, todos os aspectos da avodá já foram
completados, e nós já estamos prontos para saudar Mashiach Tsidkeinu.
Portanto, em nossos dias, todos os obstáculos e impedimentos, etc., já foram
anulados. Sendo assim, temos (não apenas a existência de Mashiach, mas) também
a revelação de Mashiach, e agora precisamos saudar Mashiach Tsidkeinu na prática. (De uma Sichá de Vaierá, 18 de Cheshvan, 5752; editada) Mashiach
já foi apontado O
apontamento de David Malka Meshicha já ocorreu, como é dito: “Eu
encontrei Meu servo David. Eu o ungi com meu azeite sagrado”. Precisa
simplesmente haver a aceitação de seu reinado pelo povo, e a última revelação
da ligação entre o rei e o povo — com a verdadeira e completa Redenção. E
tudo isso será imediatamente. (De uma Sichá de Mishpatim, Shekalim, Mevarechim HaChodesh Adar 5751; editada) Mashiach
já foi completamente revelado ...E
quanto àqueles que começam a reclamar, dizendo: Como é possível? — pois
uma pessoa é proibida de encher sua boca com riso neste mundo, como é dito,
‘então nossas bocas se encherão de riso’”? Nassí Doreinu, que
representa a idéia de “Az” [literalmente, “quando”, que é
formada pelas letras hebraicas “alef” e “zain”, cujos
valores numéricos equivalem aos do número oito — ed.], a oitava geração, e
ele próprio declarou “le’alter li’gueulá”, e ordenou, e
repetiu, e nos instruiu a divulgar “eis que ele está chegando”, “apontar
com o seu dedo e dizer ‘este’” (e não apenas “atrás de nossos
muros”, quando é possível vê-lo através de uma fenda no muro). É necessário
apenas aumentar em “estar preparado”, já que os
botões já foram polidos. Com relação ao riso não pertinente a este
mundo, o versículo afirma explicitamente que isto se refere ao momento anterior
à revelação de Mashiach Tsidkeinu. Mas, já que Nassí Doreinu era o
Mashiach da nossa geração, e se revelou completamente, portanto, não somente
há permissão para “encher nossas bocas com riso e nossas línguas com cântico”,
mas há todos os aspectos de “Yossef” e “Yitschak”! (De
uma Sichá de 11 de Elul, 5751; não editada)
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