Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

A proclamação "Yechi HaMélech!" coroa e acrescenta vida ao rei

NOVA YORK (EUA) — Lubavitcher Rebe, MH"M, Shlita, em sua Sichá de 2 de Nissan, 5748.

A existência do rei depende de seu povo: "Não há rei sem povo", isto é, embora o povo esteja num nível muito inferior ao do rei, é ele [o povo] que, apesar disso, e justamente por causa disso, traz a soberania real à tona.

Como isto é enfatizado na coroação do rei — quando o povo proclama: Yechi Hamélech! [Viva o Rei!] (como encontramos também na coroação dos reis da Casa de David [Melachim I, 1:34-9]) enfatizando que o efeito causado pelo povo é na própria vida do rei.

[No rodapé da Sichá: O Radak explica que esta proclamação também é uma prece pelo sucesso de seu reinado. Similarmente, as pessoas de uma geração dão mais vida ao líder da geração ao declarar Yechi Hamélech!]

É necessário um acréscimo fundamental na vida, (também) através do povo que proclama Yechi Hamélech!...

Este também é o motivo pelo qual clamamos na época dos "calcanhares de Mashiach" pela necessidade de se proclamar "Ad Matai!"... pois além da ênfase na expectativa, pedido e demanda pela Redenção, [que Mashiach venha de fato, de maneira que possamos apontá-lo com um de-do e dizer: "zé (ei-lo) — aqui está Mélech HaMashiach — um homem de carne e osso" (como no psak din do Rambam)...]; esta declaração também possui o conteúdo da coroação,"Yechi HaMélech!", pela qual causamos a vinda de Mélech HaMashiach.

A ação é o principal: devemos completar e aperfeiçoar o nosso serviço Divino, incluindo também o pedido e súplica:"Ad Matai!" e a proclamação "Yechi HaMélech!" David Malka Meshichá ["Viva o Rei" Mashiach], com a maior rapidez, que está ligada com a alegria e o entusiasmo. Através disto, causamos ao Santo, bendito seja, que redima o Povo Judeu o mais rápido possível, imediatamente mamash, sem que nos retenha no Exílio nem mais por um piscar de olhos.