Home Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

We Want Mashiach Now!

Ad Matai!

Gueulá, Fé e Ciência

NOVA YORK (EUA) — Professor Yirmiáhu (Herman) Branover,
Universidade Ben Gurio
n, Beer Sheva, Israel.
Autor do livro "O Retorno" e
Presidente do Matê Mashiach de Érets Yisrael

Quando certas comunidades me solicitaram que falasse sobre Mashiach, fiquei particularmente feliz. Superficialmente, parece estranho que pessoas que passam tanto tempo num local tamê como a Universidade de Tel-Aviv venham a pedir que se lhes fale sobre Mashiach. Daí concluí que era extremamente essencial para mim falar a respeito.

Não dá para compreender como é que tanto tempo possa ter passado nesta Galut sem se merecer a Hitgalut. Especificamente, à luz da Nevuá do Rebe MH”H. No entanto, bem sabemos que somos obrigados a fazermos tudo que esteja ao nosso alcance para trazermos Mashiach.

Quando vivia na Rússia, Reb Natke Barkohen relatou-me como fora forçado a peregrinar de lugar em lugar durante o tempo da Segunda Guerra Mundial. Certa vez, pôs seus olhos num cartaz que perguntava incisivamente: Que foi que você fez hoje para acabar com o jugo nazista? Da mesma forma, temos de nos perguntar: que foi que fizemos hoje para causar a revelação de Mashiach?

Visto que é obrigação e tarefa de todos trazer Mashiach, é evidente por si mesmo que um professor também deve usar sua ocupação para este propósito. O Rebe ensina que o mundo físico está pronto para aceitar a revelação de Mashiach. Como devemos entender isto?

De um modo geral, aceitava-se ser difícil para os cientistas relacionarem-se com o conceito de Mashiach, que parece ser — essencialmente — um conceito espiritual. Isto se deve ao fato de eles estarem limitados pelo intelecto.

Hoje, o mundo físico, incluindo os cientistas que escrevem sobre o nosso mundo, deram-se conta da importância da revelação do Rebe MH”M. Ainda que isto tenha começado em diferentes estágios e tenha passado por muitas fases, atingiu seu clímax em nosso tempo.

Toda pessoa que tenha vivido em nosso século anterior tinha consciência do fato, aparentemente irrevogável, de que a ciência opunha-se à religião. Décadas atrás, o Rebe foi o único a notar que também os cientistas estavam mudando suas opiniões. Estavam começando a se amoldar à abordagem da Torá.

Citamos um destes exemplos: no Sêfer HaMeidá o Rambam declara que o Sol circunda a Terra. Os cientistas, contudo, eram da opinião de que a Terra circundava o Sol. O ponto de vista dos cientistas tornou-se tão aceito que alguém que apoiasse a opinião contrária era tido como sem juízo.

O Rebe foi o primeiro a perceber que, de acordo com a teoria de Einstein, realmente o Sol é que circunda a Terra.

(Vinte anos atrás, o Rebe escreveu uma carta sobre fé e ciência na qual discutia o movimento dos corpos celestes. Um judeu praticante, cuja profissão fazia parte do campo científico, solicitou permissão para publicar a carta. Mesmo tendo recebido a autorização do Rebe, ele, propositalmente deletou o parágrafo que tratava do movimento do Sol e da Terra. Quando eu lhe perguntei por que é que ele tinha feito isto, sua resposta foi que “não é aceitável”. Insisti, perguntando: Você acha que sabe mais do que o Rebe? O que é que lhe dá o direito de se abster de publicar isto e tentar “consertar” as palavras do Rebe? Isto me faz lembrar as palavras do Rebe concernentes a Seudat Mashiach, de que aqueles que se envergonham dela talvez porque existem outros que não a aceitem. No entanto, não há espaço para o medo e a hesitação, visto que o mundo está pronto. O problema origina-se daqueles que por si mesmos não o aceitam.)

Da mesma maneira, muitas teorias científicas que anteriormente estavam em oposição à Torá foram desmascaradas e reconhecidas como baseadas em falsos fundamentos.

Os cientistas mudaram de atitude e estão prontos para aceitar Mashiach Tsidkeinu. Um cientista não judeu escreveu um livro no qual discorre sobre Hashem e prova o conceito de Hashgachá Pratit [Providência Divina] a partir da Física (é fácil de entender que não há necessidade de fortalecer nossa fé pela leitura de tais livros, Chas Ve’Shalom. Todavia, dado que foi publicado, também devemos usar isto para Kedushá.)

Daí vemos que mesmo professores universitários não judeus escrevem de forma tal, sem receio, de talvez o público não adquirir seus livros ou que eles serão demitidos da universidade!

O Rebe declarou que precisamos ter um ratson extremamente forte para trazer Mashiach. Dado que o Rebe nos ordenou com relação a isto, não devemos misturar nosso próprio seichel. Antes, devemos simplesmente nos entregar a este assunto. Não estou repreendendo ninguém e, sim, referindo-me a mim mesmo.

Como é possível não termos internalizado a necessidade da revelação de Mashiach neste exato momento?

Temos de ter tanta certeza com relação às palavras do Rebe como temos do pôr-do-sol!

Sabemos que o Rebe está conosco e que nunca devemos nos referir ao Rebe usando o pretérito passado, visto que ele vive e permanece. Conseqüentemente, entende-se com quanta internalização e firmeza temos de acreditar nas palavras do Rebe referentes à Bessurat HaGueulá.

Possamos nós merecer, imediatamente, a revelação do Rebe MH”M.

Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu Mélech HaMashiach Leolam Vaed.