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Gueulá, Fé e Ciência NOVA YORK (EUA) Professor Yirmiáhu (Herman) Branover,Universidade Ben Gurion, Beer Sheva, Israel. Autor do livro "O Retorno" e Presidente do Matê Mashiach de Érets Yisrael Quando
certas comunidades me solicitaram que falasse sobre Mashiach, fiquei
particularmente feliz. Superficialmente, parece estranho que pessoas que passam
tanto tempo num local tamê como a Universidade de Tel-Aviv venham a
pedir que se lhes fale sobre Mashiach. Daí concluí que era extremamente
essencial para mim falar a respeito. Não
dá para compreender como é que tanto tempo possa ter passado nesta Galut
sem se merecer a Hitgalut. Especificamente, à luz da Nevuá do
Rebe MH”H. No entanto, bem sabemos que somos obrigados a fazermos tudo que
esteja ao nosso alcance para trazermos Mashiach. Quando
vivia na Rússia, Reb Natke Barkohen relatou-me como fora forçado a peregrinar
de lugar em lugar durante o tempo da Segunda Guerra Mundial. Certa vez, pôs
seus olhos num cartaz que perguntava incisivamente: Que foi que você fez hoje
para acabar com o jugo nazista? Da mesma forma, temos de nos perguntar: que foi
que fizemos hoje para causar a revelação de Mashiach? Visto
que é obrigação e tarefa de todos trazer Mashiach, é evidente por si mesmo
que um professor também deve usar sua ocupação para este propósito. O Rebe
ensina que o mundo físico está pronto para aceitar a revelação de Mashiach.
Como devemos entender isto? De
um modo geral, aceitava-se ser difícil para os cientistas relacionarem-se com o
conceito de Mashiach, que parece ser — essencialmente — um conceito
espiritual. Isto se deve ao fato de eles estarem limitados pelo intelecto. Hoje,
o mundo físico, incluindo os cientistas que escrevem sobre o nosso mundo,
deram-se conta da importância da revelação do Rebe MH”M. Ainda que isto
tenha começado em diferentes estágios e tenha passado por muitas fases,
atingiu seu clímax em nosso tempo. Toda
pessoa que tenha vivido em nosso século anterior tinha consciência do fato,
aparentemente irrevogável, de que a ciência opunha-se à religião. Décadas
atrás, o Rebe foi o único a notar que também os cientistas estavam mudando
suas opiniões. Estavam começando a se amoldar à abordagem da Torá. Citamos
um destes exemplos: no Sêfer HaMeidá o Rambam declara que o Sol
circunda a Terra. Os cientistas, contudo, eram da opinião de que a Terra
circundava o Sol. O ponto de vista dos cientistas tornou-se tão aceito que alguém
que apoiasse a opinião contrária era tido como sem juízo. O
Rebe foi o primeiro a perceber que, de acordo com a teoria de Einstein,
realmente o Sol é que circunda a Terra. (Vinte
anos atrás, o Rebe escreveu uma carta sobre fé e ciência na qual discutia o
movimento dos corpos celestes. Um judeu praticante, cuja profissão fazia parte
do campo científico, solicitou permissão para publicar a carta. Mesmo tendo
recebido a autorização do Rebe, ele, propositalmente deletou o parágrafo que
tratava do movimento do Sol e da Terra. Quando eu lhe perguntei por que é que
ele tinha feito isto, sua resposta foi que “não é aceitável”. Insisti,
perguntando: Você acha que sabe mais do que o Rebe? O que é que lhe dá o
direito de se abster de publicar isto e tentar “consertar” as palavras do
Rebe? Isto me faz lembrar as palavras do Rebe concernentes a Seudat Mashiach,
de que aqueles que se envergonham dela talvez porque existem outros que não a
aceitem. No entanto, não há espaço para o medo e a hesitação, visto que o
mundo está pronto. O problema origina-se daqueles que por si mesmos não o
aceitam.) Da
mesma maneira, muitas teorias científicas que anteriormente estavam em oposição
à Torá foram desmascaradas e reconhecidas como baseadas em falsos fundamentos. Os
cientistas mudaram de atitude e estão prontos para aceitar Mashiach Tsidkeinu.
Um cientista não judeu escreveu um livro no qual discorre sobre Hashem e prova
o conceito de Hashgachá Pratit [Providência Divina] a partir da Física
(é fácil de entender que não há necessidade de fortalecer nossa fé pela
leitura de tais livros, Chas Ve’Shalom. Todavia, dado que foi
publicado, também devemos usar isto para Kedushá.) Daí
vemos que mesmo professores universitários não judeus escrevem de forma tal,
sem receio, de talvez o público não adquirir seus livros ou que eles serão
demitidos da universidade! O
Rebe declarou que precisamos ter um ratson extremamente forte para trazer
Mashiach. Dado que o Rebe nos ordenou com relação a isto, não devemos
misturar nosso próprio seichel. Antes, devemos simplesmente nos entregar
a este assunto. Não estou repreendendo ninguém e, sim, referindo-me a mim
mesmo. Como
é possível não termos internalizado a necessidade da revelação de Mashiach
neste exato momento? Temos
de ter tanta certeza com relação às palavras do Rebe como temos do pôr-do-sol! Sabemos
que o Rebe está conosco e que nunca devemos nos referir ao Rebe usando o pretérito
passado, visto que ele vive e permanece. Conseqüentemente, entende-se com
quanta internalização e firmeza temos de acreditar nas palavras do Rebe
referentes à Bessurat HaGueulá. Possamos
nós merecer, imediatamente, a revelação do Rebe MH”M. Yechi Adoneinu Moreinu VeRabeinu Mélech HaMashiach Leolam Vaed.
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