B”H
COMO SERÁ A
VIDA
QUANDO
MASHIACH SE
REVELAR?
Quando
Mashiach se
revelar,
nós
conheceremos e sentiremos a
alegria
genuína,
pois todas as
promessas de
D’us
serão
cumpridas.
Não haverá
mais
nenhum
tipo de
preocupação,
não
precisaremos
trabalhar
duro
para
ganhar o
nosso
sustento — e
nada nos faltará!
Não haverá
doenças,
problemas
ou
guerras. As
armas
serão
transformadas
em
ferramentas
agrícolas
—
exatamente
como
já começou a
ocorrer
alguns
anos
atrás na
Rússia!
Isso parece
bom?
Quer
saber mais?
Toda a
humanidade
estará
ocupada
praticando o
bem uns aos
outros, e a
paz verdadeira
reinará no
mundo.
O
Templo
Sagrado
descerá do
Céu e se
estabelecerá
em
seu
lugar
em Jerusalém.
Todos os
judeus na
Diáspora irão
para Israel de uma
forma milagrosa, e a
Terra
Santa se
expandirá de
maneira
sobrenatural
para
prover
espaço a
todos. Os
gentios
também
procurarão a
Divindade,
pois reconhecerão a
verdade
absoluta da
Torá e de
nosso
líder —
Mashiach.
Eles se
orgulharão de
nos
ajudar
nos
assuntos
mundanos
para
que possamos
estar
livres
para
estudar a
Torá, percebendo
que
somente dessa
forma
eles poderão
se
conectar a D’us e
receber as
Suas
bênçãos.
A
ressurreição
dos
mortos será
um dos
maravilhosos
milagres
que ocorrerão
depois da
revelação de
Mashiach.
Cada
judeu se
tornará
um
profeta e terá
revelações
Divinas.
Nós viveremos
eternamente,
cumprindo o
nosso
verdadeiro
propósito
graças à
afetuosa
orientação de
Mashiach.
Nós rumaremos
à
Redenção
Final, a
culminação do
objetivo
supremo de
D’us ao
criar o
mundo: a
revelação da
Sua
Existência
Infinita
em
nosso
mundo
físico e
finito.
“O
TEMPO DA
VOSSA
REDENÇÃO CHEGOU”
A
Torá
nos diz
que
em
cada
geração nasce
um
descendente de
Judá
apropriado
para
ser Mashiach.
Ele é
um
homem
extremamente
íntegro,
conhecedor de
todos os
aspectos da
Torá,
escrupuloso no
cumprimento das Mitsvot [Mandamentos]
como o
seu
antepassado
Rei David (que
descende de Judá).
Ele compele
todos os
judeus a
seguirem o
caminho da
Torá, fortalece a
sua
observância e
trava as
batalhas de
D’us.
O Lubavitcher Rebe, o
verdadeiro
líder da
nossa
geração, tem a
sua
ascendência traçada
precisamente
95
gerações
até o
Rei David!
Ele profetizou
que a hora da
Redenção
Final chegou,
depois de
quase 2.000
anos de
Diáspora, e a
Lei
Judaica
declara
que uma
profecia
para o
bem deve
ser cumprida. (Maimônides,
a
propósito, escreve
que a
profecia
retornará
até
mesmo
antes de
Mashiach se
revelar
completamente.)
A
própria
opinião de
que a
nossa
geração
não é adequada
para a
Redenção é uma
prova de
que
agora é o
momento,
já
que Mashiach
virá,
como está
escrito,
quando
estivermos num
estado
tão
inferior
que
ninguém verá
qualquer
possibilidade da
sua
vinda!
Como
testemunhas do
cumprimento de todas as
profecias
anteriores do
Lubavitcher Rebe (como
a
recente
Guerra do
Golfo,
quando
todos os
analistas
estavam
pessimistas e
advertiram
contra a
guerra
química, e o
Rebe profetizou
milagres — e,
graças a D’us,
eles
ocorreram!),
nós
não temos a
menor
dúvida de
que a
sua
profecia
sobre a
revelação
imediata de
Mashiach e a
subseqüente
Redenção
completa e
eterna
já está sendo
materializada.
QUEM É O
MASHIACH?
Há uma
expressão
que diz: “Não
há
rei
sem
povo”. O Rebe
nos informou
que
em
nossos
dias
não
só o
Rei Mashiach
existe
em
nossa
geração,
mas
também está
revelado.
Ele disse
que
nós merecemos
(e deveríamos
divulgar)
que D’us
escolheu e designou
um
homem
incomparavelmente
mais
elevado
que todas as
pessoas da
geração;
que
ele será
juiz,
conselheiro e
profeta da
geração,
instruindo e aconselhando
sobre
assuntos
espirituais e
mundanos a
todos os
judeus e a
todas as
pessoas desta
geração.
Depois o Rebe
acrescentou a
sua
profecia
principal: a
Redenção está
chegando
imediatamente
e “Eis
que
este
(Mashiach)
já está
aqui!”
Para o
nosso
próprio
bem,
para anteciparmos a
Redenção,
seria
sábio
aceitar o
seu
benevolente
reinado.
Para
tanto,
nós temos de
saber
primeiro
quem é o
Mashiach. Maimônides relaciona os
critérios
para essa
pessoa
única no
fim do
último
volume do
seu
profundo
trabalho
sobre a
Lei
Judaica, e o
Rebe se enquadra
em
todos
eles. De
acordo
com o
que
mais de 200
rabinos
legislaram
recentemente
sobre o
assunto, e
como o Rebe
claramente
aludiu
sobre
si
mesmo,
nós
não temos
nenhuma
dúvida de
que
ele
realmente é
aquele a
quem esperamos
por todas
estas
gerações.
O Rebe disse
que o
Lubavitcher Rebe
Anterior
era o
Mashiach, e
depois de
seu
falecimento [em
1950] anunciou
que a
alma do Rebe
Anterior está
nele. O Rebe declarou
que Mashiach
se
encontra no
“770” (o
prédio
sobre o
qual o Rebe se
referia), e citou a
Torá
Oral
que afirma
que o
nome de
Mashiach é Menachem (o
nome do Rebe).
O Gaon (extraordinário
erudito da
Torá)
Rabino Aharon
Soloveitchik, de abençoada
memória, uma
autoridade
amplamente
reconhecida no
campo da
legislação da
Lei
Judaica —
que
não
era
Lubavitcher,
nem
mesmo de
origem
chassídica — divulgou
alguns
anos
atrás
em
jornais
judaicos dos
E.U.A.
que
mesmo
depois do
que aconteceu
no
dia 3 de
Tamuz, de
acordo
com
fontes judias
fidedignas, o Rebe
ainda pode
ser Mashiach.
Nesse
caso, a
pergunta é:
Como
nós entendemos
o
que aconteceu
ao Rebe naquele
dia?
O OCULTAMENTO DE MASHIACH —
MAS
VIVO E
SAUDÁVEL!
Antes da
revelação
final de
Mashiach, haverá
um
período
em
que
ele
não será
mais
visto —
como se
estivesse falecido —
mas, na
verdade,
ele
ainda estará
vivo. Num
caso
semelhante, o
Talmud relata
sobre
nosso
Patriarca
Yaacov [Jacob],
depois
que
ele
já
havia sido enterrado,
que
ele
não morreu.
Rashi, o
comentarista
mais
famoso
sobre a
Torá, escreve: “Na
verdade,
ele vive
para
sempre...
pareceu a
eles
que
ele morrera,
mas
ele estava
vivo”.
O Rebe explica: "Se a
Torá promete
que
algo existe,
mesmo
que
não seja
percebido
por
olhos
humanos,
isso
não
muda o
fato da
sua verdadeira
existência.
Pelo
contrário,
já
que a
Torá afirma
que
isso existe, a
sua
existência é
uma
certeza —
mais
ainda
que
algo
visto
pelo
olho,
já
que
aquilo
que o
olho
vê pode
ser uma
mera
ilusão.
Porém,
quando a
Torá evidencia a
existência de
algo,
certamente é
uma
existência de
verdade no
grau
máximo”. (O
sagrado Zohar,
famoso
livro do
misticismo
judaico, explica
que a
Torá é a "planta"
através da
qual D’us
cria o
mundo
inteiro —
a
materialidade
da
espiritualidade.
Então,
somente
por
meio dela pode
haver
qualquer
existência
verdadeira, e é a
Torá
que obviamente
determina o
que é
real.)
A
Torá traz
provas da
eternidade do
verdadeiro
líder,
Mashiach: “E David,
meu
servo, será
para
sempre
o
líder deles”,
e: “Seu
trono é
estabelecido
para
sempre”.
Assim
Maimônides legisla no
primeiro
capítulo das
Leis dos
Reis: “O
reinado dos
Reis da
Casa de David
dura
para
sempre
(seus
filhos
depois deles
reinarão
um
após o
outro)”.
Como
já foi
mencionado, o Rebe é
um
descendente
direto do
Rei David e
não teve
filhos
para
ocupar o
seu
lugar,
além de
não
ter sugerido
ninguém
para
ser o
seu "herdeiro".
Além disso, é
explicado
que
assim
como
não pode
existir
um
corpo
vivo
sem uma
cabeça,
não pode
existir uma
geração
sem a
sua
cabeça —
Mashiach.
Como o Rebe
declarou
que
nós (inclusive
o Rebe) somos a
última
geração da
Diáspora e a
primeira
geração da
Redenção, o
Rebe tem
de
estar
vivo
em
nosso
meio.
O Rebe fez uma
declaração
famosa:
que
não há
qualquer
mudança
pertinente a
este
verdadeiro
líder da
geração,
que
ele é a
base do
mundo, e
que
ele existe no
mundo
físico
sem
qualquer
alteração. Quaisquer mudanças
aparentes
são
apenas do
nosso
ponto de
vista. (Um
pouco
difícil de
entender? O
próprio Rebe afirmou: “Quando
crescermos, entenderemos!”)
SE
NÃO FOR
AGORA —
QUANDO?
Nas
obras do
famoso místico
da
Torá,
Rabino Yitschak Luria (mais
conhecido
como o Ari
HaCadosh), está
escrito
que,
antes de
Mashiach se
revelar
completamente,
ele estará
oculto de
maneira
semelhante à
de Moshé [Moisés]
quando
ele subiu ao
Monte Sinai
para
receber a
Torá. O
povo se iludiu
ao
pensar
que
ele havia
morrido,
mas na
verdade
ele estava
vivo, e
mais tarde ele desceu e
nos deu a
Torá.
Além disso,
segundo o Ari
HaCadosh, há uma
vantagem
extraordinária
no
aparente
falecimento de
Mashiach
em comparação
ao
falecimento
já mencionado
de Yaacov. [No
caso de
Yaacov] é
dito
apenas
que
ele
não morreu,
mas
sobre o
ocultamento de Mashiach é
dito:
“Depois
de Mashiach se
revelar
completamente,
todos
os
judeus
o reconhecerão e se reunirão à
sua
volta”.
Além disso,
Rashi escreve no
final do
livro de
Daniel
sobre as
palavras “Feliz
é
aquele
que
espera”,
que “Nosso
Mashiach está destinado a se
ocultar
depois da
sua
revelação, e
voltará
para
ser revelado”.
Essa
perspectiva é
oferecida
por
muitos
eruditos da
Torá
durante os
séculos.
Um deles (o
Rebe Rashab) afirma
que
para uma
pessoa verdadeiramente
íntegra
como Moshé,
até
mesmo se o
corpo
precisa de
enterro,
isso é
apenas uma
questão de ocultamento (em
oposição à
morte)
também
com
relação ao
corpo!
O Rebe
também
declarou
que
nós estamos
vivendo
nas “épocas mais
elevadas”.
Com
relação ao
ciclo
mensal
lunar,
ele explicou o
fato de
que
depois da
lua
cheia no
meio do
mês
nós
continuamos a
contar os
dias de
modo
crescente,
mesmo
que haja
diminuição da
luz. O
motivo é
que
quando a
luz
começa a
diminuir,
a
lua
começa
a se
aproximar do
sol,
até
que no
último
dia do
mês,
quando
nenhuma
luz
é
vista,
sol e
lua estão na
sua
proximidade
máxima.
Daí podemos
aprender a
nossa
relação
com o Rebe.
Considerando
que
nós
não o vemos
agora, estamos
na
proximidade
máxima da
essência dele,
como podemos
constatar
pelo
contínuo
fluxo de
respostas
milagrosas
que
são recebidas
do Rebe
através do “Igrot
Codesh” (veja o
último
parágrafo).
Assim
como a
hora
mais
escura ocorre
antes do
amanhecer (este
fato óbvio, a
propósito, está na
Torá),
muito
em
breve teremos
o
mérito da
revelação
final,
não
só de
Mashiach,
mas de
um
mundo
cheio de
Divindade revelada!
NÃO HÁ
COINCIDÊNCIAS
—
TUDO VEM DE
D’US
Com
relação ao
ocultamento de Mashiach
antes da
sua
reaparição
final, o
Midrash (uma
parte da
Torá
Oral) afirma
que
ele é
“revelado e
depois é
ocultado”. Essas
palavras
em hebraico
possuem
exatamente o
mesmo
valor numérico
da
data
em
que o Rebe
desapareceu (o
terceiro
dia do
mês de Tamuz).
Segundo as
sagradas
escrituras,
sabemos
que várias
palavras
com o
mesmo
valor numérico
possuem uma
relação
intrínseca.
Isso significa
que o
desaparecimento
do Rebe foi predeterminado
para
cair
exatamente
nessa
data.
Porém,
já
que o
mesmo
valor
também
corresponde às
palavras
hebraicas [Od Mashiach Chai] para "Mashiach
ainda vive",
não há
nada
com
que se
preocupar!
456 = Nigalê vechozêr
venicassê
456 =
Guimel Tamuz
456 =
Od Mashiach Chai
Nós
consideramos
este
momento
como
outro
estágio na
progressão
ordenada
para a
revelação
final de
Mashiach.
Como o Talmud
relata,
quando
Rabi Akiva viu
uma
raposa saindo
do
local
destruído e devastado
onde se
encontrava o
Templo
Sagrado,
ele riu,
dizendo
que
agora
que a
profecia de
“Tsiyón será
um
campo
arado” se cumprira,
seguramente a
profecia de “Nós
habitaremos
novamente nas
ruas de
Jerusalém”
também será
cumprida.
O
mesmo
se aplica
em
nosso
caso. O
Rebe está
oculto e
nós estamos
esperando
pela
sua
reaparição.
Nós podemos
dizer
como o
próprio Rebe disse no
começo da
sua
liderança: “O
evento
que aconteceu
(referindo-se ao
passamento do
Rebe
Anterior) é
somente o
que parece aos
nossos
olhos e é
só
um
teste (um
dos
testes das
dores do
parto de Mashiach,
que
precisa
ocorrer
antes da
vinda do
justo
redentor).
Todo o
assunto deste
teste é
encobrir e
esconder a
verdade... A
intenção é
para
que
nos
fortaleçamos, resistindo ao
teste, e
assim
removeremos e destruiremos os encobrimentos e revelaremos a
verdade... Ao
fortalecer a
nossa
conexão
com o Rebe
através do
estudo de
seus
ensinamentos e
cumprindo as
suas
instruções...,
mereceremos
imediatamente...
ver o Rebe, e
ele
nos conduzirá
à
Redenção.”
O
QUE
NÓS PODEMOS
FAZER?
O Rebe
nos disse
que
ele fez
tudo o
que podia, e
nos encarregou
de
fazer
tudo o
que estiver ao
nosso
alcance
para
trazer Mashiach
imediatamente.
Ele
quer
que
todas as nossas
atividades
sejam permeadas
com
assuntos
de Mashiach e
Redenção,
e enfatizou o
seguinte:
1.
Aumentar no
estudo de
Torá
em
geral e
sobre
assuntos de
Mashiach e
Redenção
em
particular,
especialmente
o
estudo de
Chassidut.
2.
Aumentar
em Tsedacá
(caridade)
todos os
dias de
semana e
antes de
Shabat e Yom Tov.
3.
Amar
incondicionalmente
seu
irmão
judeu
praticando
atos de
bondade.
4.
Ansiar
pela
Redenção e
exigir
verbalmente de
D’us,
constantemente:
“Nós
queremos Mashiach
agora!”
5.
Servir a D’us
com a
alegria e a
confiança de
que estamos no
limiar da
Redenção.
6.
Tentar
influenciar
outros
judeus, de
maneira
agradável, a
também
fazer todas estas
coisas.
7.
Falar aos não-judeus
que
para
que tenham uma
vida
perfeita, uma
vida
Divina,
eles
simplesmente
precisam
seguir as
Sete
Leis dos
Filhos de Noé
(veja
www.7for70.com;
www.admatai.org/leisuniversais.html).
O Rebe ressaltou a
importância de
cada Mitsvá,
não importa o
quanto
ela pareça
pequena.
Ele divulgou a
legislação de
Maimônides, de
que
toda
pessoa
precisa se
considerar, e ao
mundo,
como se
estivessem equilibrados
entre
méritos e
atos
indesejáveis.
A
realização de
uma
única boa
ação penderá a
balança a
seu
favor e a
favor do
mundo
inteiro,
trazendo a salvação
para
todo o
mundo.
MAIS
TRÊS
PONTOS
IMPORTANTES
1) O Rebe
quer
que
todos saibam
que é
claramente
contra a
Torá
ceder
partes de
Érets Yisrael e é
um
grande
perigo
para nossas
vidas
até
mesmo
falar
sobre
isso.
Pelo
contrário, ao
se
adotar uma
posição
firme e
rejeitar
esses
assuntos
apressamos a
Redenção,
que trará a
verdadeira
paz.
2) O Rebe disse
que
nós podemos
precipitar a
revelação de
Mashiach e a
Redenção final
anunciando
com
expectativa e
alegria: “Vida
longa ao
rei”.
Porém, a
versão
atual
que
nós vimos o
Rebe, de
forma
incondicional,
encorajar
vigorosamente
durante
mais de
um
ano é: “Yechi
Adoneinu Moreinu veRabeinu Melech HaMashiach Leolam Vaed!” — “Longa
vida ao
nosso
mestre,
professor e Rebe,
Rei Mashiach,
para
sempre!”
3)
Qualquer
pessoa pode
pedir
conselho e
bênçãos ao
Rebe
por
meio de uma
série de
volumes das
suas sagradas
cartas, "Igrot
Codesh".
LONGA
VIDA AO
NOSSO
MESTRE,
PROFESSOR
E REBE,
REI MASHIACH,
PARA
SEMPRE!
Baseado
nos
ensinamentos
do Lubavitcher Rebe e outras
fontes.
Publicado
originalmente
por “Bessuras
HaGueula Mamash”, Kiryat Malachi, Israel.
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