Ad Matai! Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

8 — QUEM É MASHIACH? (I)

 

Na mensagem anterior, ao discutirmos a Era Messiânica, explicamos por que o judaísmo acredita que ela deve ser anunciada por um ser humano, um líder judeu, o Redentor — uma pessoa que chamamos de Mashiach.

 

Mas... quem é Mashiach?

 

Sempre houve uma urgência quanto a esta pergunta, talvez mais ainda agora, com as mudanças sem precedentes no mundo, tanto tecnológicas como políticas.

 

Para responder à pergunta, no entanto, primeiro precisamos examinar outras questões.

 

Sobre que fontes podemos nos apoiar para identificar Mashiach?

 

Quando poderá vir Mashiach?

 

Quem pode ser Mashiach?

 

Na literatura judaica clássica, encontramos muitas descrições e relatos sobre Mashiach. Profecias, Midrashim, debate talmúdico, reflexões místicas, contos chassídicos, tudo isto contém detalhes sobre Mashiach: com que se parecerá ele, como virá, como será o mundo, o que precisa o povo judeu fazer. Entre todo esse material, muitas coisas são metafóricas, visando ilustrar um ponto essencial sobre Mashiach, mas não devem ser encaradas ao pé da letra. Tais perfis e histórias, que não nos propiciam bases legais para julgarmos um Mashiach em potencial, ou para determinar se as condições da Era Messiânica foram alcançadas, devem ser encarados como explicações simbólicas do plano Divino. Na verdade, Maimônides, em seu Mishnê Torá, o monumental código legal onde são relacionados os critérios para Mashiach, declara que não se deve especular sobre os mistérios de Mashiach, e, sim, ensina ele, deveríamos nos concentrar naquelas qualificações cruciais para identificar Mashiach e compreendermos seu propósito.

 

Como sempre, a halachá — a lei judaica — explica com clareza e exatidão as regras e os procedimentos. Esclarece a halachá como temos de observar o Shabat, define que comidas podem ser consideradas casher e ela também nos fornece diretrizes para conduzirmos todos os aspectos de nossa vida, para concretizarmos o relacionamento de D’us com o povo judeu. Assim, também, com relação a Mashiach, precisamos nos voltar para a halachá — a lei judaica, para os critérios que determinam a identidade e o propósito de Mashiach.

 

Quando pode Mashiach vir?

 

O povo judeu aguardou este indivíduo, Mashiach, durante quase 2.000 anos — desde a destruição do Templo Sagrado em Jerusalém e o exílio que se seguiu. No serviço diário de prece, rezamos: “Por Tua salvação espero todos os dias”. E o Talmud conclui que quando o povo judeu for considerado suficientemente digno, a qualquer tempo a Redenção poderá ocorrer — e assim será. Assim sendo, precisamos esperar — e devemos aguardar — que ele possa vir a qualquer momento. Na verdade, o princípio de fé, agora famoso como canção, Aní Maamin, faz a seguinte proclamação: “Eu acredito com plena fé na vinda de Mashiach, e ainda que possa tardar, mesmo assim espero a cada dia pela sua vinda”. Se Mashiach pode vir a qualquer momento e ele precisa ser um ser humano, como mencionamos na semana passada, então logicamente, em todas as horas precisa haver um indivíduo que tenha o potencial para ser Mashiach, pronto a qualquer instante para redimir o povo judeu e trazer paz universal.

 

Quem pode ele ser, este Mashiach em potencial?

 

Dizem-nos nossos sábios que este Mashiach em potencial pode ser uma pessoa obscura que, anteriormente, não deu indícios exteriores que o pudessem identificar. Ou, por outro lado, pode ser o líder espiritual dos judeus de seu tempo. Mas quando chegar mesmo a hora da redenção, então o Mashiach em potencial precisará emergir no cenário mundial como uma pessoa a ser inequivocamente identificável. Para reconhecê-lo, tudo que temos de fazer é, honestamente e com mente aberta, comparar as ações de uma pessoa com os critérios, pois nossos sábios nos dizem que este ser humano que preenche todos os requisitos é agora considerado Mashiach, aquele que anunciará a tão longamente aguardada redenção.

 

Nossos sábios insistiram sobre a realidade de Mashiach e que aguardemos a sua revelação todo dia. Em nossos tempos de comunicação de massa, temos a responsabilidade de nos familiarizarmos com as qualificações para Mashiach, aguardar sua chegada tão ansiosamente quanto nossos antepassados, e temos também a responsabilidade de testarmos, imparcialmente e sem preconceito, qualquer pessoa de nossa geração que surja como um Mashiach em potencial.

 

Em nossa próxima mensagem, discutiremos com mais detalhes por que os líderes judeus sempre tentaram identificar o Mashiach em potencial de sua geração, mesmo antes de ele se manifestar, antes de cumprir quaisquer requisitos para deixá-los presumir que, por fim, Mashiach chegou.