Ad Matai! Editoriais Matérias Opinião Histórias Links Expediente Email

37 —

CALCULANDO O FIM

Exatamente quando Mashiach virá? Esta pergunta, por certo, só pode ser respondida por um profeta ou um tsadic. Com toda certeza é algo escondido da pessoa comum. Podemos, outrossim, indagar: é mesmo conveniente saber quando Mashiach virá? Afinal de contas, quando Yaacov [Jacó] quis revelar a data da Redenção para seus filhos, dele foi removida a Divina inspiração, de forma que ele não foi capaz de lhes dizer. E ainda que os profetas tenham discutido as condições que precederão Mashiach, eles não predisseram exatamente quando Mashiach virá, revelando a data-limite para a Redenção.

Não nos surpreende, pois, que o Talmud se oponha vigorosamente a qualquer cálculo desta natureza, declarando: “Aqueles que calculam o fim, que desintegrem seus ossos”. Maimônides tornou este dito uma Lei Judaica, legislando que não se deve tentar calcular o tempo da Redenção.

Mas muitos de nossos maiores líderes e eruditos, na verdade, calcularam quando Mashiach deve vir. O próprio Talmud, logo depois de condenar esta especulação, empenha-se nela! Muitos dos grandes eruditos, tais como Saadia Gaon, Ramban e Abarbanel calcularam datas para a Redenção. E mesmo Maimônides, na Epístola do Iêmen, diz que a tradição de sua família prevê quando ocorrerá o fim do exílio. Assim sendo, de geração em geração, até os dias de hoje, nossos maiores líderes e eruditos anteciparam o tempo da Redenção, aparentemente desafiando a exortação talmúdica e a codificação legal de Maimônides!

Como podemos resolver esta contradição? E será que saber quando terminará o sofrimento não teria dado aos judeus força e segurança ao longo dos séculos? Se o Talmud condena tão fortemente tais cálculos, por que, ao longo de toda a nossa história, os maiores líderes e pensadores judeus fizeram exatamente o oposto — calcularam e às vezes até mesmo divulgaram quando viria Mashiach? Por que é que Maimônides, numa obra, disse que não se deve tentar calcular quando acontecerá a Redenção, e em outra diz que sua família já fez o cálculo?

A continuação da advertência talmúdica explica por que foi feita a declaração. Prossegue o Talmud: “porque as pessoas dirão que, visto que chegou o tempo da Redenção, e ela não aconteceu, ela nunca virá”. Em outras palavras, como explica Maimônides, uma Redenção predita que não ocorre pode enfraquecer a crença do povo, ser uma pedra de tropeço para ele. Poderá fazer com que o povo erre: tendo esperado Mashiach e tendo sido desapontado, poderá diminuir sua fé na vinda de Mashiach — ou, D’us não o permita — ela poderá ser completamente perdida. Em vista disso, os sábios rezavam para os pensamentos daqueles que empenhavam na especulação messiânica se dissipassem e que seus cálculos fossem destruídos.

Então, porém, por que tantos proeminentes eruditos — incluindo os Rabinos do Talmud, filósofos tais como Saadia Gaon e Rabeinu Bachye e místicos tais como Ramban e o Alter Rebe — calcularam o tempo de Mashiach?

Para responder a isto, primeiro precisamos nos dar conta sobre quem o Talmud está falando. Claramente, o Talmud condena somente os não qualificados — por mais brilhantes e instruídos que sejam — que, mediante suas especulações, desencaminham o povo e enfraquecem sua fé em Mashiach. Mas um verdadeiro tsadic não divulgará suposições; ele só pode falar não mais, nem menos do que a verdade. A veracidade da predição de um tsadic depende não de cálculos, mas de sua íntima ligação com a Divindade.

Assim sendo, os justos líderes do povo judeu que discutiram datas para a Redenção fizeram-no cônscios das implicações, e numa época em que o povo judeu estava fisicamente oprimido e espiritualmente deprimido. Suas palavras concernentes a Mashiach congregaram o povo e fortaleceram sua fé, fomentando no povo o desejo da Redenção e dando a esse mesmo povo a confiança para suportarem as privações, fossem elas quais fossem.

Outrossim, estes tsadikim não revelaram possíveis datas para Mashiach apenas dar encorajamento ao povo. Antes, eles reconheceram que, para que a Redenção final seja completa — uma Redenção total e abrangente — deveria haver um acréscimo no serviço Divino, que a própria Redenção requer a natureza especial de mitsvot cumpridas entre a revelação da data de Mashiach e a chegada de Mashiach.

Nestas circunstâncias, um tsadic é obrigado a revelar o que ele sabe, a divulgar que, numa certa data futura, um determinado aspecto da Redenção terá de alcançar sua realização, e poderá também, portanto, ser adequado para a própria vinda de Mashiach.

No entanto, o Rebe de Lubavitch revelou mais do que uma futura possibilidade. Ele foi declarado, inequivocamente — obrigado, como todo tsadic a falar somente o que é verdade — que “chegou o tempo de vossa Redenção”. Nós, de nossa parte, sabendo agora que Mashiach está aqui, devemos ficar mais entusiasmados, mais envolvidos com mitsvot e atos de bondade, manifestarmos mais Ahavat Yisrael [amor ao próximo].

Possa o mérito que o povo judeu assim adquire provar a exatidão da revelação de que, verdadeiramente, “Chegou o tempo da vossa Redenção”.